PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 24833 > MEIO AMBIENTE – CENTRO DE LANçAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO AJUDA A PRESERVAR TARTARUGAS MARINHAS

MEIO AMBIENTE

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno ajuda a preservar tartarugas marinhas

Publicado: 2016-02-28 08:00:00
Projeto Tamar celebra 25 milhões de tartarugas soltas em 35 anos

  Sessenta filhotes de tartarugas marinhas foram soltos na praia do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Rio Grande do Norte, na sexta-feira (19/02). A iniciativa foi promovida pelo projeto Tamar para comemorar a marca de 25 milhões de animais protegidos devolvidos a natureza em 35 anos de trabalho. O evento fez parte de uma ação nacional, em que todas as unidades do projeto no Brasil realizaram a soltura dos filhotes.

Norteado pelo enfoque científico e de pesquisa, o CLBI mantém um termo de cooperação com o Projeto TAMAR, por meio da autorização de acesso às praias da unidade militar, onde ocorre a desova e a reprodução das tartarugas, além das atividades de monitoramento e acompanhamento dos indivíduos da espécie Eretmochelys imbricata (tartaruga de pente). O monitoramento é realizado diariamente, no período de dezembro a maio, contando com o trabalho voluntário de servidores do CLBI, sob coordenação dos profissionais do projeto.

Militares e civis da unidade da FAB, acompanhados de parentes e amigos, tiveram contato com os pequenos animais marinhos e assistiram os filhotes em sua caminhada para o mar. “É muito gratificante ver o ciclo da vida se repetindo. Sempre vejo a repercussão dessas ações na mídia e sei que tal fato é resultante do trabalho de conscientização do Projeto TAMAR”, afirmou a servidora civil Cláudia.

 
Faz parte da política do sistema de gestão integrado do CLBI incorporar práticas sustentáveis e atender aos requisitos legais pertinentes, para a melhoria contínua da sua gestão ambiental.

Praia da Barreira do Inferno – O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realiza atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, além de executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e desenvolvimento tecnológico de interesse da Aeronáutica.
  A unidade está localizada no município de Parnamirim (RN) e abrange uma faixa da praia da Barreira do Inferno restrita ao acesso do público externo, por fazer parte da área de segurança dos lançamentos. Devido à preservação, o local se tornou um importante refúgio de reprodução de tartarugas marinhas.

Segundo o projeto Tamar, a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) é uma espécie criticamente ameaçada de extinção nacional e internacionalmente e a área da Barreira do Inferno apresenta uma das maiores densidades de desova da espécie no Atlântico Sul.